domingo, 28 de agosto de 2011

DIÁLOGO DE UM BRIGADIANO

Albeni Carmo de Oliveira - http://www.guapos.com.br

Quando na calada da noite
O silêncio for cortado
Por um pisar compassado
De um ser que, com dedicação,
Zela por todo quarteirão
No rigor das madrugadas,
Talves essas pisadas
Te tragam recordação.

Quando ainda eras pequeno,
Quantas vezes qlguém aludiu:
- Olha, eu te dou para o titio
Se não aprenderes a lição.
Mas depois foste crescendo
E, aos poucos, entendendo
Qual era a minha missão,
Pois às vezes tu olhavas,
Quando o trânsito eu parava
Para te dar proteção.

Recordas de um certo dia,
Quando junto a um amigo
Expuseste tua vida ao perigo?
Chamei-te a atenção,
Tu não ficaste contente,
Pois eras um adolescente
E só queria diversão.
Até me achavas um chato
Que cortava o teu "barato"
Mas eu te dava proteção.

Mas hoje tudo mudou
Inclusive já tens filhos
Que também tem os seus "grilos"
Para dar-te preocupação.
Neste mundo diferente,
Com este progresso crescente
E esta louca agitação,
Tu só ficas sossegado,
Quando me vês ali postado
Para dar-te proteção!

Olha! Eu também envelheci,
Sofri críticas, fui louvado...
E assim como o Estado,
Passei por transformação.
Estou sempre a me atualizar,
Mas não deixei de lutar,
Em prol da justiça e da razão
Plantei minha bandeira,
E desde o litoral até a fronteira
Tu tens a proteção.

Eu também tenho família.
Filhos, esposa e um lar.
Por isso fico a pensar
Como tu, que és cidadão.
Nos rumos da humanidade,
No índice de criminalidade
Que assusta a população.
E assim a cada instante,
Eu me transformo em gigante
Para dar-te proteção!

Por isso quero pedir-te
Que me faças um favor:
- Ensina aos teus o valor
Sa minha árdua missão.
Pois nunca hei de esquecer
O juramento e o dever,
Que fizeram de mim um guardião
Da minha Pátria querida,
Pela qual prometi dar a vida
Para a tua proteção.

Nenhum comentário: