domingo, 11 de março de 2012

UM BRIGADIANO SE ESPECIALIZANDO EM LONDRES


O último dia de trabalho da delegação brasileira em Londres iniciou com uma visita à United Kingdom Football Unit - UKFPU. Ao contrário do que possa parecer, não se trata de uma unidade de policiamento ostensivo em jogos de futebol, mas sim uma agência policial responsável pela coordenação e controle de todos os jogos de futebol que ocorrem nas diversas ligas do Reino Unido, bem como por apoiar órgãos policiais estrangeiros quando algum time ou seleção do Reino Unido viaja em jogos oficiais.
O diretor Bryan Drew, Comissário aposentado da Polícia Metropolitana de Londres, nos explicou que todos os países europeus possuem uma unidade policial equivalente à UKFPU e que trocam informações semanalmente durante as disputas dos campeonatos de times e seleções europeias.

O Comissário destacou que caso uma das seleções do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) se classifique para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a UKFPU será o ponto de ligação da polícia brasileira no Reino Unido para obter informações sobre o número de torcedores que viajarão ao Brasil, quem são, que hotéis se hospedarão, comportamento dos torcedores, etc...

O senhor Brian também explicou como a polícia do Reino Unido conseguiu praticamente acabar com os Hooligans, as violentas torcidas organizadas inglesas. O primeiro passo foi a criação de uma legislação severa relativa ao tema. Cada ocorrência de desordem, tumulto ou agressões envolvendo torcedores tem uma resposta pronta e rápida da justiça, sendo que as penas variam da advertência ao banimento dos jogos de futebol. Atualmente cerca de 3.000 torcedores não podem deixar o país quando a equipe pela qual torce ou a seleção de um dos países do Reino Unido joga no exterior. Estes torcedores devem se dirigir a uma Police Station pré-determinada um dia antes do jogo e entregar o seu passaporte e retirá-lo no dia seguinte ao jogo. A polícia de imigração também tem essa relação de torcedores em seus bancos de dados caso eles tentem sair do país com um passaporte falsificado ou outro tipo de documento da união europeia. O não comparecimento ao órgão policial implica em prisão imediata.
Entre outros dados, informou que cerca de 300 mil ingleses foram à Copa do Mundo na Alemanha em 2006, sendo que poucos torcedores se envolveram em desordens. Já na Copa do Mundo da África do Sul em 2010 nenhum torcedor inglês foi preso por desordem, ocorreram somente sete prisões por embriaguez.

Também palestrou a senhora Ruth Shaw, Chefe Executiva da Sports Grounds Safety Authority - SGSA, órgão responsável pela certificação de segurança dos 92 clubes de futebol do Reino Unido, bem como dos 81 estádios de futebol.

Nesta palestra foi falado a respeito do papel da polícia e dos "Stewards", agentes de segurança particular, nos jogos de futebol. Cada clube de futebol contrata seus próprios seguranças, sendo que a responsabilidade pela segurança interna nos estádios de futebol é do Chefe de Segurança de cada clube e não da polícia. Inclusive a revista em torcedores e veículos na entrada dos estádios é feita pelos Stewars. A 1ª resposta em caso de ocorrências é dada por estes seguranças particulares, os quais não portam qualquer tipo e armamento não letal. Em última instância a polícia atua, mas somente após o Chefe de Segurança assinar um documento passado a responsabilidade para os agentes policiais.

Foi citado, com exemplo, o estádio do Arsenal, o qual possui capacidade para 60 mil torcedores. Em um dia de jogo com capacidade total de expectadores são utilizados 720 Stewards do clube e 280 policiais, sendo que deste total apenas 50 policiais permanecem dentro do estádio, em um local estratégico fora das vistas dos torcedores, caso tenham que intervir em algum momento. Mas sempre lembrando que esta intervenção se dará somente após solicitação do gerente de segurança do clube. Cada estádio possui uma sala de comando e controle onde permanecem os responsáveis por cada área de serviços empregados no evento (saúde, bombeiros, polícia e segurança do clube) e as decisões são tomadas rapidamente em consenso.

Alguns clubes treinam seus Stewards, já outros contratam empresas especializadas neste tipo de treinamento. No currículo de formação de uma Steward estão disciplinas como defesa pessoal, relações com o público, atendimento pré-hospitalar de emergência e revista em pessoas e veículos.

Nenhum comentário: