quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SOLIDARIEDADE POLICIAL MILITAR

ZERO HORA  19/09/2012 | 14h52

Solidariedade em meio ao caos

Policial Militar abriga famílias e resgata crianças em meio ao temporal em Porto Lucena

Cláudio Matos, 43 anos, recebeu na própria casa vizinhos que tiveram residências destruídas pela tempestade


Policial Militar abriga famílias e resgata crianças em meio ao temporal em Porto Lucena Fernando Gomes/Agencia RBS
Sargento da Brigada Militar também sofreu com avarias no próprio terreno Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
 
Marcelo Gonzatto, enviado a Porto Lucena

Em meio ao temporal que destruiu casas, arrancou árvores e derrubou postes na pequena Porto Lucena, no Noroeste, um sargento da Brigada Militar transformou a própria residência em abrigo improvisado para os vizinhos. Cláudio Matos, 43 anos, recebeu outras três famílias que ficariam a noite inteira desabrigadas após observarem suas moradias serem destelhadas pela força do vento e do granizo.

Não bastasse a solidariedade, durante a tempestade, o PM deixou sua casa e resgatou duas crianças na residência que fica em frente. Voltou com uma em cada braço, sãs e salvas.

— Parecia que o mundo estava vindo abaixo. As crianças choravam muito e eu tentava acalmá-las — relata Matos.

Para manter a própria família a salvo — mulher e três filhos de 3, 5 e 10 anos —, manteve-os embaixo de uma mesa para evitar o risco de ferimentos caso o teto desabasse ou alguma pedra de gelo atravessasse o forro.

Ao longo desta quarta-feira, já sem chuva, a população da cidade calcula os prejuízos. A prefeitura sofreu diversas avarias, conforme contou pela manhã à Rádio Gaúcha o prefeito Leo Miguel Weschenfelder.
Praticamente todos os 5,3 mil moradores da cidade estão envolvidos com a instalação de lonas, limpeza das casas e recuperação de móveis. As escolas suspenderam as aulas.

Nenhum comentário: