domingo, 18 de novembro de 2012

NOSSA BRIGADA: NOSSO CORPO DE POLICIAIS E BOMBEIROS


 JORGE BENGOCHEA

Acredito que pelo Brasil afora não existe uma força que trabalhe e que combata como este Regimento. Ele é sempre a reserva inesgotável de homens e recursos para a luta. Não perde as ligações, não vacila, não recua. Sempre avançando é o seu lema.” 


Assim se manifestou o Coronel Argemiro Dornelles, Cmt da Vanguarda, após o Combate do Buri, em 1932, ao General Comandante das tropas em operações, manifestando o seu reconhecimento às lideranças decisivas; à bravura além daquela exigível pelo dever; à coragem no enfrentamento dos riscos; à ousadia; e à dedicação dos brigadianos no campo de luta, num período de crises no nosso Estado do Rio Grande do Sul.

Com esta citação, registramos a nossa admiração a estes homens e mulheres, profissionais da segurança pública, vultos, personagens, atores e integrantes desta heróica, histórica e valorosa corporação policial e de bombeiros gaúcha.

São cidadãos, voluntários no ofício de agente especial de Estado, inspirados no dever de prover segurança pública numa área crítica que envolvem emoções, direitos, justiça, paz social, ordem pública, saúde e vidas de seres humanos, patrimônios das pessoas, proteção da fauna e flora; e um submundo de violência, criminalidade e descaso. Assim como não podemos esquecer a participação efetiva diante dos grandes sinistros e calamidades.

Eles realizam jornadas diárias arriscadas, combatem o fogo e  o crime, fiscalizam para prevenir, se dedicam em programas comunitários preventivos e atuam como mediadores e negociadores em crises e conflitos.

Apesar das parcas condições de trabalho, da inutilidade de seus esforços e da pressão do clamor popular pela presença mais intensiva e visível nas ruas,  buscam ocupar espaço, transmitir segurança e se dedicar com empenho na missão. São bravos, responsáveis, humanos, disciplinados e com elevado espírito de corpo e camaradagem.

Agregado de valores e exemplos históricos, brigadianos e brigadianas, policiais e bombeiros, enaltecem qualidades jamais vistas em outras organizações, adaptando-se fácilmente às transformações sociais e às tendências que aproximam os policiais e os bombeiros dos anseios comunitários.

A instituição Brigada Militar teve origem num corpo policial, transformou-se em corpo guerreiro e pacificador nas revoluções, agregou os corpos de bombeiros, e agora é mais do que nunca a força comunitária eminentemente policial e de defesa civil do povo gaúcho. Assim, constituída e fortalecida por estes segmentos, estende a todos a sua capa protetiva, seus olhos vigilantes e suas mãos solidárias, sem deixar de brandir a lança, esgrimir a espada, levantar as asas e cobrir de fogos aqueles que atentam contra a vida e patrimônio do cidadão, além salvar as pessoas de sinistros, calamidades e afogamentos.

Não podemos esquecer o quadro da saúde e os funcionários civis que são segmentos essenciais da Brigada Militar e dão toda a assistência para que policiais e bombeiros possam cumprir suas obrigações na mais perfeita ordem e saúde.

A essência do dever brigadiano e a capa longa da Instituição Brigada Militar se estendem por todas as ruas, lares, bairros, campos e cidades por todo o Estado do Rio Grande do Sul. E assim será por mais 200 anos. PARABÉNS, BRIGADA MILITAR! 175 anos de muito obrigado por tudo que faz e realiza!!



Nenhum comentário: