sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DISCURSO DE DESPEDIDA DO "HERÓICO"

Charge publicada no Jornal A Platéia

DISCURSO

Acredito que pelo Brasil afora não existe uma força que trabalhe e que combata como este Regimento. Ele é sempre a reserva inesgotável de homens e recursos para a luta. Não perde as ligações, não vacila, não recua. Sempre avançando é o seu lema.” Assim se manifestou o Coronel Argemiro Dornelles, Cmt da Vanguarda, após o Combate do Buri, em 1932, ao General Comandante das tropas em operações, manifestando o seu reconhecimento à bravura, coragem e dedicação dos integrantes 2 RPMon, num período de crises no nosso Estado do Rio Grande do Sul.

Com esta citação, registramos também a nossa admiração a estes homens e mulheres, profissionais da segurança pública, integrantes deste heróico, histórico e valoroso Regimento pelo trabalho, bravura, dedicação, responsabilidade, espírito de corpo, humanidade e disciplina que manifestaram durante o período do nosso comando, possibilitando a implementação do policiamento comunitário, a interação com a comunidade e as ações constantes e preventivas, prestando serviços de segurança pública à comunidade de Sant’Ana do Livramento, enaltecendo e afirmando os valores desta prestimosa geração que hoje constitui o Regimento Cel Juvêncio Lemos, valores estes dignos dos seus antepassados.

Manifestamos pesar e tristeza por estarmos nos despedindo desta histórica unidade da Brigada Militar onde por um curto período exercemos o comando, buscando implementar uma filosofia de trabalho voltada a uma ação proativa e interativa entre a comunidade e aqueles que prestam seus serviços na área de segurança pública na atividade de policiamento. Pedimos que continuem a valorizar a importância destes profissionais para a segurança de todos, preocupação que tem liderado todos os índices de pesquisas face a violência e criminalidade que cresce no nosso País, deixando de ter medo, informando os problemas, unindo esforços e acreditando na sua polícia.

O afastamento do comando se dá pelo convite que recebemos para prestar nossos serviços junto ao Comando Geral da BRIGADA MILITAR onde poderemos contribuir para que esta filosofia de trabalho seja estendida para todo o Estado do Rio Grande do Sul . É um afastamento apenas no aspecto físico já que espiritualmente continuaremos unidos a esta comunidade, pois ficamos encantamos pelo modo de vida destes povos Santanense e Riverense, irmãos fronteiriços, onde a paz é uma constante e a amizade uma certeza. Continuaremos a fazer parte desta comunidade pois aqui permaneceremos com a nossa família, com a certeza que aqui estarão seguros e tranquilos neste ambiente ordeiro, fraterno e hospitaleiro.

Nossos agradecimentos às Autoridades locais, em especial à Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, ao Exercito Brasileiro, ao Poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público, à Justiça Federal, à Polícia Federal, Receita Federal e à Polícia Civil nossa parceira mais direta no combate ao crime, pelo apoio sempre incondicional ao Regimento.

Aos órgãos de comunicação escrita, falada e televisionada, o nosso obrigado pela parceria na difusão desta filosofia junto à comunidade incentivando a interação entre o Policial Militar e a Comunidade. Sem esta oportunidade não poderíamos, em tão pouco tempo, conquistarmos um espaço importante no coração de muitas pessoas.

Nosso reconhecimento especial, pessoal e profissional, ao trabalho exemplar, fraterno e prestativo da Policia de Rivera, identificada na liderança de sua Chefia, nas pessoas do Inspetor Principal Retirado MARIO FERREIRA TOMÁZ , Chefe de Polícia de Rivera, Inspetor Major ANGEL BARBITTA , 2 Chefe de Polícia, Inspetor Major ARLEY BARBOZA, Diretor de Coordenação Executiva da Chefatura de Polícia de Rivera, Comissário Inspetor RIVER RIVERA AQUINES e do Comissário CLEBER CARDOZO , e no trabalho laborioso dos integrantes do 1 Seção e do BEPRA, com quem estabelecemos em conjunto estratégias para a prevenção dos delitos no Parque Internacional e no combate ao abigeato.

Agradecemos o nosso Comandante Regional da Fronteira Oeste, Cel ALCERY FROTA PINTO pelos apoio recebido durante nossa estada nesta cidade.

Não podíamos deixar de lembrar a importância do relacionamento que tivemos com o pessoal da Reserva, pelo camaradagem, espírito de corpo e amor que sempre enaltecem à Brigada Militar, sendo digno de exemplo para todos os níveis da Instituição que estão na ativa.

Às nossas Associações: dos Oficiais, dos SubTenente e Sargentos e dos Cabos e Soldados que sempre estenderam o apoio, expressamos a nossa satisfação pela forma transparente, íntegra, social e colaborativa que dedicam a seus associados e a nossa Instituição.

Aos valorosos homens e mulheres do 2 RPMon, às Lideranças de Bairros, às Comunidades de Galpões, Santa Rita e Upamaroti, e Entidades do município que acreditaram na nossa proposta de trabalho, nos dando força e coragem para continuarmos a filosofia de policiamento comunitário, mostrando motivação, dedicação e comprometimento com os resultados, fica a nossa pergunta - Conquistamos realmente a confiança da Comunidade?

Obrigado, o nosso muito obrigado, foi um privilégio conviver e trabalhar com todos , o nosso apreço e reconhecimento aos Oficiais na pessoa do Sub Comandante Maj Pedro Luiz Lima , aos nossos praças na pessoa do Sub Tenente JORGE ANTÔNIO MACHADO SILVEIRA, e aos nossos Funcionários Civis na pessoa da Sra ADI MACHADO SOARES.

Nós deslocamos para esta cidade, longe dos nossos familiares, curiosos e temerosos diante do desconhecido, para aqui permanecer por um tempo mais longo, com um ideal e propósito, fomos surpreendidos por um fascínio indiscritível e de tal porte deste povo fronteiriço, que encantou a todos, criando vínculos que jamais iríamos prever.

Obrigado a todos, expressado do fundo do nosso coração, esperando sempre retribuir o carinho e amizade do Povo Santanense.


JORGE LUIZ PAZ BENGOCHEA
TEN CEL QOEM

Nenhum comentário: