quinta-feira, 6 de junho de 2013

CONSTRÓI-TE A TI MESMO!

Por Jerônimo Braga

Durante uma pesquisa encontrei um dos mais emblemáticos discursos já feitos por um Comandante Geral da Brigada, no caso o Cel Octávio Frota e foi pronunciado nas comemorações do 126º aniversário da Corporação, em 1963, aqui está um trecho:



"Quando tudo apodrece ao teu redor - quando até as religiões se esvaziam de conteúdo - quando os valores que construíram nossas almas perdem o sentido - quando a bússola que norteia os passos dos homens de bem se desmagnetizam - quando as forças morais são vilipendiadas nos atos dos homens que as proclamam - quando a torpeza, o interesse e a felonia estão a serviço do êxito pessoal - mantêm-te brigadiano. Incorrupto!

Sê fé onde só vês descrença - Sê amor onde só sentes cupidez - Sê virtude onde campeia o vício.

Constrói-te a ti mesmo. Erige-te homem em meio às sombras! Forja-te digno em meio à indignidade!

Exibe a tua verticalidade moral como insulto à venialidade!"

2 comentários:

Unknown disse...

Falas inteligentemente construidas permanecem atuais ao passar do tempo. O discurso do Cmt Frota seria bem vindo nos atuais tempos vividos no Brasil. Jane Melo Soares- 1º Ten RR

Unknown disse...

Assim como um grande número de brigadianos, tive a satisfação e a honra de trabalhar como jovem oficial durante o comando do Cel Otávio Frota. Assisti vários de seus discursos e a tônica era a honra, a dignidade, a hombridade e a honestidade que deveriam sempre orar o caráter de todos os brigadianos. Sem dúvida, o Cel Frota marcou indelevelmente sua passagem pela história da Brigada Militar e do Rio Grande do Sul.