sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ESTREIA PATRULHA MARIA DA PENHA

 
ZERO HORA 19 de outubro de 2012 | N° 17227

PROTEÇÃO ÀS MULHERES. Estreia a Patrulha Maria da Penha

A partir de amanhã, viatura da BM circulará pela Capital para amparar vítimas de violência doméstica



Amanhã o Rio Grande do Sul começa a conhecer a Patrulha Maria da Penha, projeto da Secretaria da Segurança Pública para auxiliar vítimas da violência doméstica. A patrulha é formada por uma viatura da Brigada Militar e 16 policiais militares, que atuarão em rodízio, 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a mulheres que entraram com medida protetiva contra os companheiros.

Oprojeto começa em Porto Alegre e depois deve se espalhar pelos outros 14 municípios gaúchos que contam com Delegacias da Mulher (veja o quadro ao lado). A implantação está prevista para se concretizar até 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher.

– Os PMs vão fiscalizar se o agressor está respeitando a ordem de afastamento dada pela Justiça. E, claro, intervir se for necessário – explica a tenente-coronel Nádia Gerhard, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela unidade pioneira da patrulha no Estado.

A patrulha terá uma viatura específica, uma caminhonete Ranger cabine dupla. Inicialmente, a Patrulha Maria da Penha vai atuar nos Territórios da Paz, quatro regiões da Capital marcadas por altos índices de criminalidade (Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Santa Tereza), que vêm recebendo patrulhamento comunitário intenso por parte da Brigada Militar.

Agentes foram treinados para lidar com violência doméstica


Os PMs também treinaram quatro atendentes do serviço de atendimento de urgência (190), 10 policiais civis e peritos criminais, que irão lidar prioritariamente com vítimas de violência doméstica. Só na Lomba do Pinheiro, que é da jurisdição do 19º BPM, são registrados sete casos de medidas protetivas por dia. A população desse bairro é de 80 mil pessoas.

De acordo com Nádia, o Ministério Público e o Juizado Especial também estão integrados ao projeto. O lançamento da patrulha, na sede do 19º BPM (bairro Lomba do Pinheiro) será prestigiado pelo governador Tarso Genro.

A expansão do projeto
Outras cidades onde há DPs especializadas no atendimento à mulher:
- Canoas
- Caxias do Sul
- Cruz Alta
- Erechim
- Gravataí
- Ijuí
- Lajeado
- Novo Hamburgo
- Passo Fundo
- Pelotas
- Rio Grande
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santa Rosa

Nenhum comentário: