segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HERÓIS DO AR E MAR


Resgate em alto-mar. Salvamento de pescador ferido mobilizou cerca de 10 pessoas no Litoral Norte. Jovem de 21 anos resgatado de helicóptero passa bem e segue internado em Tramandaí - João Vitor Santos, zero hora, 22/01/2012 | 12h04

O pescador ferido em alto-mar e resgatado por um helicóptero da Brigada Militar no sábado passa bem e segue internado em Hospital de Tramandaí. Welington Patrick Alves Valentin, 21 anos, passou cirurgia e está fora de perigo. Ele teve perda total de três dedos e parcial dos outros dois da mão esquerda.

O jovem estava a bordo do barco pesqueiro Rei Gloria I, em alto-mar, a 10 quilômetros da praia, na altura de Cidreira. Após receber o pedido de socorro, homens do Batalhão de Aviação da Brigada Militar resgataram o pescador que havia decepado parte da mão ao mexer no motor da embarcação.

O comandante do helicóptero da Brigada Militar, Vanius Santa Rosa, conta que, por volta das 19h30min de sábado, tripulantes do Rei Glória I fizeram o primeiro contato com a base via rádio.

— Todos os barcos têm rádio, justamente para esses casos de emergência. Os comandantes das embarcações entram na nossa frequência e nos acionam assim que precisam — explica o policial.

E foi exatamente isso que aconteceu no fim da tarde de sábado. Pouco depois do contato, o helicóptero já decolava do aeroporto da BM em Capão da Canoa. Enquanto isso, o barco que vinha de Santa Catarina e seguia em direção ao sul, começou a fazer o movimento na direção contrária para aguardar resgate. Esse tipo de embarcação não tem condições de atracar em nenhum ponto do Litoral Norte. Por isso, tiveram de esperar o regaste em alto-mar.

Assim que os policiais avistaram o pesqueiro, a aeronave se aproximou. Um salva-vidas se jogou no mar e foi nadando até o barco. Chegando lá, fez os primeiros socorros e avaliou as condições dos ferimentos de Welington.

— Os demais tripulantes já tinham dado uma assistência para ele. Chegaram até a manter os dedos em gelo para tentar fazer um reimplante — conta Santa Rosa.

O salva-vidas preparou o ferido enquanto os demais policiais da aeronave jogavam um cabo de cerca de 25 metros. Os dois foram presos no cabo e o helicóptero começou a se deslocar, carregando os dois pendurados até chegar na praia. Na areia, o pescador foi colocado na aeronave e seguiram até o Hospital de Tramandaí.

O comandante do helicóptero comemorou o sucesso da operação que mobilizou cerca de 10 pessoas. Na temporada, foi a primeira vez que fizeram um resgate desse tipo. O último semelhante foi há dois anos. Na ocasião, foi necessário resgatar um homem em alto-mar que teve problemas cardíacos.

— A gente está destacado aqui no litoral para isso. Ajudar nos salvamentos. Ontem (sábado), depois de tudo, comentávamos aqui sobre a operação e concluímos: saímos de alma lavada do serviço.


OPERAÇÃO EM ALTO-MAR. Pescador ferido no mar é resgatado de helicóptero. Salva-vidas visitou ontem o jovem que socorreu a 10 quilômetros da praia - JOÃO VITOR SANTOS | RÁDIO GAÚCHA

Depois do susto, o agradecimento. O pescador Welington Patrick Alves Valentin, 21 anos, resgatado em alto-mar na tarde de sábado, após se acidentar, com auxílio do helicóptero da Brigada Militar, queria muito conhecer o homem que nadou até o barco e lhe deu toda a assistência até o resgate.

Welington sofreu a perda total de três dedos e parcial de outros dois da mão esquerda, quando mexia no motor do pesqueiro Rei Gloria I que, na hora do acidente, estava a 10 quilômetros da costa, na altura de Cidreira.

O salva-vidas Giorgio Leandro Palma de Camargo, 36 anos, há 11 anos na Brigada Militar (BM) e atuando há oito como salva-vidas, também queria saber como estava o pescador e foi visitá-lo no Hospital Tramandaí, no Litoral Norte, na tarde de ontem.

– Abri a porta do quarto devagar e coloquei a cabeça para dentro. Fiquei olhando, para ver se me reconhecia. E reconheceu. Foi emocionante – descreveu o policial.

Foram cerca de duas horas de conversa. Todos os momentos vividos à bordo da embarcação, que saiu sexta-feira do Porto de Itajaí, foram lembrados.

Após receber o pedido de socorro, homens do Batalhão de Aviação da BM montaram rapidamente a operação de resgate. O comandante do helicóptero da Brigada Militar, Vanius Santa Rosa, contou que, por volta das 19h30min de sábado, tripulantes do pesqueiro fizeram contato por rádio para relatar o acidente com o pescador. O resgate ocorreu aproximadamente de 20 minutos depois.

– Os demais tripulantes já tinham dado assistência a ele. Chegaram até a manter os dedos em gelo para tentar um reimplante – conta Santa Rosa.

O salva-vidas preparou o ferido enquanto os demais policiais da aeronave jogavam um cabo de cerca de 25 metros. Os dois foram presos no cabo e o helicóptero começou a se deslocar, carregando-os pendurados até a praia, de onde o pescador foi conduzido pela aeronave ao hospital.

O comandante do helicóptero comemorou o sucesso da operação, que mobilizou 10 pessoas e foi a primeira desse tipo na temporada.

Nenhum comentário: