quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

OS HERÓIS DO MAR



TRIPLO SALVAMENTO. Resgate heroico em Tramandaí. Em horário de folga e sem equipamentos, salva-vidas se arriscaram para resgatar um trio de adolescentes que se afogava - FRANCISCO AMORIM, Zero Hora 05/01/2011

Dois salva-vidas que nadavam no horário de folga resgataram três adolescentes ontem à noite em Tramandaí. Sem equipamento adequados para retirar o trio do mar, a dupla conseguiu manter as vítimas seguras até a chegada de outros companheiros que ajudaram no salvamento

Passava das 20h30min, quando os PMs Marcelo Freitas e Sérgio Müller nadavam próximo à guarita 144, considerada uma das mais movimentadas da praia, junto ao centro, quando perceberam que dois garotos e uma adolescente se afogavam.

– Os dois nadaram em direção ao trio que estava muito assustado. Como estavam sem boias, tiveram que se manter muito tempo embaixo da água para deixar os adolescentes com as cabeças para fora da água. Com isso os salva-vidas beberam muita água – conta o major Daniel Minuzzi, que atua na coordenação dos salva-vidas da Operação Golfinho.

Pelo menos outros quatro salva-vidas que também nadavam nas proximidades viram os colegas em apuros e se somaram ao resgate.

Como também não possuíam equipamentos, tiveram dificuldades para tirar os adolescentes do mar e ajudar os colegas a também saírem da água.

– As vítimas tiveram muita sorte. Já havia passado do horário da presença dos salva-vidas nas guaritas, mas eles sempre têm o costume de nadar um pouco no final da jornada para relaxar e manter o preparo físico para o outro dia. Em geral, os salva-vidas costumam sempre entrar e sair da água próximo à sua guarita. Isso foi decisivo para verem esse pessoal se afogando – explica o oficial.

O trio e os dois salva-vidas foram levados para o posto de saúde 24 horas de Tramandaí por ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os adolescentes foram liberados minutos depois de chegar ao local. Já os salva-vidas tiveram de ter atendimento médico especial. Como beberam água, ficaram em observação médica durante toda a noite e realizaram exames.

Conforme o comandante regional do Corpo de Bombeiros, Rogério Alberche, os dois salva-vidas atuam diariamente entre as guaritas 144 e 145 e conheciam o trecho da orla onde as vítimas estavam, assim como seus buracos e correntes, o que pode ter sido decisivo no resgate.

– Foram heróis. Por pouco a imprudência desses adolescentes não acaba em um tragédia.

O local onde as vítimas se afogaram já havia registrado ocorrências de resgate ao longo do dia, segundo os salva-vidas que trabalham em Tramandaí. Buracos e correntes de retorno já haviam assustado banhistas que entraram na água próximo à guarita 144, localizada na região central da praia.

Para comandante dos bombeiros, salva-vidas que passaram mal após resgate foram heróis. Segundo o tenente-coronel Rogério Alberche, conhecimento da orla pelos PMs foi decisivo - Francisco Amorim - Zero Hora online, 05/01/2011

Para o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Rogério Alberche, o conhecimento da orla pelos salva-vidas foi decisivo para o sucesso do resgate de três adolescentes que se afogavam em Tramandaí na noite desta terça-feira. Os profissionais, que estavam de folga no momento do salvamento, passaram mal após a operação.

— Foram heróis. Por pouco a imprudência desses adolescentes não acaba em um tragédia — afirmou o tenente-coronel Alberche.

Sem equipamento adequado para retirar o trio do mar, os PMs Marcelo Freitas e Sérgio Müller conseguiram manter as vítimas seguras até a chegada de outros companheiros que ajudaram no salvamento.

Os adolescentes resgatados, Bruno de Boni Herder, 14 anos, a irmã dele Nicole Herder, de 15; e Leonardo Telles, de 16 anos, são de Caxias do Sul e passam bem.

— As vítimas tiveram muita sorte. Já havia passado do horário da presença dos salva-vidas nas guaritas, mas eles sempre têm o costume de nadar um pouco no final da jornada para relaxar e manter o preparo físico para o outro dia. Em geral, os salva-vidas costumam sempre entrar e sair da água próximo à sua guarita. Isso foi decisivo para verem esse pessoal se afogando — explica o major Daniel Minuzzi, que atua na coordenação dos salva-vidas da Operação Golfinho.

O trio e os dois salva-vidas foram levados para o posto de saúde 24 horas de Tramandaí por ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os adolescentes foram liberados minutos depois de chegar ao local. Já os salva-vidas tiveram de ter atendimento médico especial. Como beberam água, ficaram em observação médica durante o início da madrugada.


''Foi um dos resgates mais difíceis que fiz'', diz o salva-vidas Sérgio Müller. Soldado da Brigada Militar relatou os momentos de tensão no resgate dos três adolescentes - Francisco Amorim | francisco.amorim@zerohora.com.br

Em atendimento médico na noite de quarta-feira, o soldado da Brigada Militar Sérgio Müller, 41 anos, relatou os momentos de tensão no resgate dos três adolescentes. Com 22 anos de experiência, o PM diz ter sido um dos resgates mais difíceis já feitos por ele. Confira trechos da entrevista:

Zero Hora — Como vocês localizaram às vítimas em perigo?
Sérgio Müller — Depois do trabalho, a gente foi nadar para relaxar e manter o preparo. A gente estava saindo da água quando os vimos. Eles estavam gritando, muito assustados. Nos aproximamos e tentamos mantê-los com a cabeça fora da água. Eles estavam em um buraco, uma corrente os puxava para o fundo. Foi um dos resgates mais difíceis que já fiz

ZH — Por que o resgate foi mais do que outros feitos pelo senhor?
Müller — Estávamos sem os aparelhos, sem boia para o resgate. Éramos dois para garantir a vida dos três. Tomamos muita água porque precisávamos ir no fundo, para erguê-los. Quando outros coelgas chegaram, conseguimos tirá-los da água

ZH — Sentiu medo de se afogar também?
Müller — Sim, pois estávamos sem equipamentos. Apesar do preparo, na hora é difícil. Tentamos manter a calma. Eles tiveram sorte de a gente sair da água bem onde eles estavam. Durante o dia já havia dado muita ocorrência naquele local

ZH — Qual o conselho que o senhor dá aos banhistas?
Müller — Não entre na água depois de os salva-vidas encerrarem a jornada de trabalho, depois de os salva-vidas deixarem à guarita. Se banhe bem na beirada. Não se arrisque. Eles adolescentes tiveram muita sorte de a gente estar lá.

Nenhum comentário: