terça-feira, 27 de março de 2012

ATO DE BRAVURA


Ato de bravura de sargento é reconhecido pela BM - ZERO HORA 27/03/2012

Descanso e promoção devem ser a recompensa do sargento da BM Ricardo Luis Domingues Rodrigues, 47 anos, por ato de bravura em serviço.

Na manhã de sábado, quando uma quadrilha tentou assaltar a joalheria De Conto, na Capital, ele foi atingido com um tiro nas costas disparado por um bandido.

Comandante do 11º BPM, o tenente-coronel Robilar Pacheco contou que o sargento entrou na joalheria para proteger um refém e, mesmo ferido, se preocupou em alertar um colega e ainda disparou contra os bandidos.

Ele ganhará 30 dias de repouso ao lado da família em Pelotas. Pacheco vai encaminhar o pedido de promoção de terceiro para segundo- sargento.

Ontem, Rodrigues disse que vai “continuar na linha de frente”. Em zerohora.com, assista à entrevista do sargento em vídeo.

domingo, 25 de março de 2012

HÁBIL NEGOCIADOR EM ASSALTO COM REFÉNS


Tensão na Capital. "Eles temiam serem mortos devido ao fato de terem baleado um PM", diz negociador sobre assalto à joalheria. Em entrevista, o capitão Rogério Araújo relata os momentos mais tensos da negociação - Francisco Amorim, ZERO HORA, 24/03/2012 | 17h12


A zona norte de Porto Alegre passou por momentos de tensão na manhã deste sábado. Por volta das 8h45min, quatro homens armados invadiram uma joalheria no bairro Navegantes, fazendo três pessoas reféns. Uma viatura da Brigada Militar que estava próxima chegou ao local e houve troca de tiros. Um policial foi baleado e levado para o hospital, mas não corre risco de morte. O capitão Rogério Araújo, do Batalhão de Operações Especiais (BOE) foi o responsável pelas negociações. Ele conta à reportagem os momentos mais tensos da negociação.

Zero Hora - No início, os assaltantes não queriam a presença do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e de negociadores do Batalhão de Operações Especiais, ao qual o grupo é vinculado. Como o senhor contornou à situação?

Rogério Araújo - É normal que os assaltantes façam exigências de todo o tipo no início das negociações. Estão nervosos e não sabem o que querem exatamente, pois não esperavam por aquilo, não planejavam aquele cenário. Por isso é preciso ter calma, mostrar que é melhor ter um negociador que possa realmente tomar decisões.

Zero Hora - Quais foram as exigências atendidas pela polícia? E a contrapartida dos assaltantes?

Rogério Araújo - Aqui estavam a imprensa, familiares e advogados dos presos, como queriam. Em contrapartida, para darmos os coletes que também eram solicitados por eles, exigimos a libertação de um dos reféns, de preferência a mulher. E fomos atendidos. Além desses pedidos, eles desejam ir para a Penitenciária Estadual de Charqueadas, o que acredito será atendido.

Zero Hora - A negociação de três horas e meia poderia ter sido mais curta?

Rogério Araújo - Não temos como prever quanto tempo vai durar uma negociação. Tudo fluiu bem, mas não se pode atropelar nada. Eles precisam saber que estamos querendo preservar a vida de todos, inclusive a deles. Eles temiam serem mortos devido ao fato de terem baleado um PM. Explicamos que ele estava bem e que tudo acabaria bem se o acordo fosse mantido.

Zero Hora - O fato de serem bandidos com antecedentes criminais e com passagens pelo sistema prisional ajudou no processo de libertação dos reféns?

Rogério Araújo - Sim. Quando é passional é o pior dos casos. Como eles já tinham experiência, depois que se acalmaram passaram a cooperar para que a ação terminasse bem.

Zero Hora - E houve algum revés, um momento mais tenso?

Rogério Araújo - Sim. Eles queriam que os coletes fossem entregues dentro do estabelecimento. Eu disse que isso não poderia acontecer, pois daria a eles uma supremacia maior. Além das armas, eles estariam ali dentro com coletes. Prometi que seriam entregues na porta, como realmente aconteceu.

Zero Hora - Como o senhor organizou a saída?

Rogério Araújo - Primeiro, eu pedi que saíssem os quatro assaltantes, um a um, se dirigindo para a parede do meu lado direito. Depois, eu pedi que saíssem os dois reféns. Orientei que fossem para o lado esquerdo. Deu tudo certo. Nenhum refém ou assaltante ferido.



Fim da ação. Criminosos se rendem e liberam reféns em tentativa de assalto a joalheria na Capital. Assaltantes pediram a aproximação da imprensa e coletes à prova de balas para se entregar - Francisco Amorim, ZERO HORA, 24/03/2012 | 12h12

Os quatro homens envolvidos em tentativa de assalto a uma joalheria na avenida Farrapos, em Porto Alegre, se renderam por volta das 12h. Eles pediram a aproximação de cinegrafistas e fotógrafos, além de coletes à prova de balas para se entregarem, depois de quase três horas de negociações com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Os assaltantes já haviam liberado uma das reféns, que seria funcionária da loja, por volta das 11h30min. Os homens e os reféns saíram um a um, vestindo os coletes à prova de balas cedidos pelo Gate.

De acordo com o diretor do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), Guilherme Wondracek, essa quadrilha é suspeita de ter atacado uma agência do banco Itaú esta semana. Dois dos envolvidos, Rodrigo Moraes Lopes e Mário Eusébio, seriam foragidos da polícia. Os outros dois assaltantes foram identificados como Itajuba Silva e Lúcio Mauro Lauro.

Por volta das 8h45min, os quatro homens, armados, invadiram a loja, fazendo três pessoas reféns. Uma viatura da Brigada Militar que estava próxima chegou ao local e houve troca de tiros. Um policial foi baleado e levado para o hospital, mas não corre risco de morte. O Gate foi chamado para comandar as negociações e o trânsito nas vias próximas foi interrompido durante a operação.

Equipes da Polícia Civil e guarnições da Brigada Militar fazem buscas em Porto Alegre a um quinto assaltante envolvido no ataque à joalheria De Conto, na avenida Farrapos, na manhã deste sábado. Ele teria sido um dos criminosos que atirou contra os PMs que atenderam a ocorrência.

Identificado pela polícia como Charles Leitão, ele foi o único criminoso a conseguir fugir durante a troca de tiros em um veículo. Conforme o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais, o suspeito tem antecedentes por roubo e estaria envolvido também no ataque à agência do Itaú, na Avenida Assis Brasil esta semana. Testemunhas o reconheceram como o homem que rondava a região durante toda a semana.

Levantamento do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) apontou que o grupo invadiu o local portando cinco pistolas e uma submetralhadora.

quinta-feira, 22 de março de 2012

HEROÍSMO: SARGENTO APOSENTADO INTERCEPTA ASSALTO E PRENDE BANDIDA


Tentativa frustrada de roubo. Sargento aposentado intercepta assalto na zona leste da Capital. Mulher armada tentou assaltar ônibus na Avenida Bento Gonçalves nesta manhã - ZERO HORA ONLINE, 22/03/2012 | 10h16

Aposentado há três anos, o sargento do 9º Batalhão da Brigada Militar Rudimar Teixeira, 50 anos, interceptou um assalto na manhã desta quarta-feira em Porto Alegre. Por volta das 8h20min, uma mulher que caminhava na Avenida Bento Gonçalves, próximo do número 7.715, pediu carona na porta de um ônibus da linha Bonsucesso.

Após bater no vidro, a mulher apontou uma arma para o motorista. O policial aposentado da Brigada Militar, que estava em outro coletivo que trafegava à frente, percebeu a movimentação e pediu para o ônibus parar.

— Quando ela puxou a arma, eu pedi para descer e fui atrás. E seja o que Deus quiser, ou ela ou eu. Ela não viu que eu cheguei por trás e apontei a arma contra ela.

Com a ajuda do cobrador e do motorista, a mulher foi imobilizada.

— Quem estava dentro do ônibus pode até ter se confundido com a situação porque eu não estava fardado, pensando "quem é o bandido e quem é o mocinho", mas tudo ocorreu bem.

Após a ação, a mulher foi encaminhada para a Área Judiciária para ser autuada por furto. Segundo a polícia, ela vai ser encaminhada para o Penitenciária Feminina Madre Pelletier.

domingo, 11 de março de 2012

UM BRIGADIANO SE ESPECIALIZANDO EM LONDRES


O último dia de trabalho da delegação brasileira em Londres iniciou com uma visita à United Kingdom Football Unit - UKFPU. Ao contrário do que possa parecer, não se trata de uma unidade de policiamento ostensivo em jogos de futebol, mas sim uma agência policial responsável pela coordenação e controle de todos os jogos de futebol que ocorrem nas diversas ligas do Reino Unido, bem como por apoiar órgãos policiais estrangeiros quando algum time ou seleção do Reino Unido viaja em jogos oficiais.
O diretor Bryan Drew, Comissário aposentado da Polícia Metropolitana de Londres, nos explicou que todos os países europeus possuem uma unidade policial equivalente à UKFPU e que trocam informações semanalmente durante as disputas dos campeonatos de times e seleções europeias.

O Comissário destacou que caso uma das seleções do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) se classifique para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a UKFPU será o ponto de ligação da polícia brasileira no Reino Unido para obter informações sobre o número de torcedores que viajarão ao Brasil, quem são, que hotéis se hospedarão, comportamento dos torcedores, etc...

O senhor Brian também explicou como a polícia do Reino Unido conseguiu praticamente acabar com os Hooligans, as violentas torcidas organizadas inglesas. O primeiro passo foi a criação de uma legislação severa relativa ao tema. Cada ocorrência de desordem, tumulto ou agressões envolvendo torcedores tem uma resposta pronta e rápida da justiça, sendo que as penas variam da advertência ao banimento dos jogos de futebol. Atualmente cerca de 3.000 torcedores não podem deixar o país quando a equipe pela qual torce ou a seleção de um dos países do Reino Unido joga no exterior. Estes torcedores devem se dirigir a uma Police Station pré-determinada um dia antes do jogo e entregar o seu passaporte e retirá-lo no dia seguinte ao jogo. A polícia de imigração também tem essa relação de torcedores em seus bancos de dados caso eles tentem sair do país com um passaporte falsificado ou outro tipo de documento da união europeia. O não comparecimento ao órgão policial implica em prisão imediata.
Entre outros dados, informou que cerca de 300 mil ingleses foram à Copa do Mundo na Alemanha em 2006, sendo que poucos torcedores se envolveram em desordens. Já na Copa do Mundo da África do Sul em 2010 nenhum torcedor inglês foi preso por desordem, ocorreram somente sete prisões por embriaguez.

Também palestrou a senhora Ruth Shaw, Chefe Executiva da Sports Grounds Safety Authority - SGSA, órgão responsável pela certificação de segurança dos 92 clubes de futebol do Reino Unido, bem como dos 81 estádios de futebol.

Nesta palestra foi falado a respeito do papel da polícia e dos "Stewards", agentes de segurança particular, nos jogos de futebol. Cada clube de futebol contrata seus próprios seguranças, sendo que a responsabilidade pela segurança interna nos estádios de futebol é do Chefe de Segurança de cada clube e não da polícia. Inclusive a revista em torcedores e veículos na entrada dos estádios é feita pelos Stewars. A 1ª resposta em caso de ocorrências é dada por estes seguranças particulares, os quais não portam qualquer tipo e armamento não letal. Em última instância a polícia atua, mas somente após o Chefe de Segurança assinar um documento passado a responsabilidade para os agentes policiais.

Foi citado, com exemplo, o estádio do Arsenal, o qual possui capacidade para 60 mil torcedores. Em um dia de jogo com capacidade total de expectadores são utilizados 720 Stewards do clube e 280 policiais, sendo que deste total apenas 50 policiais permanecem dentro do estádio, em um local estratégico fora das vistas dos torcedores, caso tenham que intervir em algum momento. Mas sempre lembrando que esta intervenção se dará somente após solicitação do gerente de segurança do clube. Cada estádio possui uma sala de comando e controle onde permanecem os responsáveis por cada área de serviços empregados no evento (saúde, bombeiros, polícia e segurança do clube) e as decisões são tomadas rapidamente em consenso.

Alguns clubes treinam seus Stewards, já outros contratam empresas especializadas neste tipo de treinamento. No currículo de formação de uma Steward estão disciplinas como defesa pessoal, relações com o público, atendimento pré-hospitalar de emergência e revista em pessoas e veículos.

sábado, 10 de março de 2012

DESFILE NO CAIS NA DÉCADA DE 20



DÉCADA DE 20 - FORMATURA E DESFILE DA BRIGADA MILITAR NO CAIS DO PORTO.

AVENIDA MAUÁ EM PORTO ALEGRE

JORGE PEIXOTO, GRUPO CENTAURO

quinta-feira, 8 de março de 2012

OFICIAIS DA BM EM 1893


OFICIAIS DA BM QUANDO DA REVOLUÇÃO FEDERALISTA DE 1893

MUNICÍPIO DE ESTRELA. Jorge Peixoto, via face Grupo Centauro

REVOLUÇÃO FEDERALISTA DE 1893

Felipe Araújo,http://www.historiabrasileira.com.


Era 1892 e Floriano Peixoto acabava de enfrentar o Manifesto dos 13 Generais. Eles pediam seu afastamento da presidência e a ocorrência de novas eleições. Floriano reagiu prontamente e utilizou a lei para punir seus opositores. O Código Militar previa prisão e afastamento para insubordinação militar, assim, Floriano Peixoto conseguiu se livrar dos 13 Generais.

Porém, uma nova revolta surgiria no Rio Grande do Sul, a Revolução Federalista, que se deu no ano de 1893 e foi até 1895. Júlio de Castilhos era membro do Partido Republicano Rio-grandense (PRR) e defendia o governo e o estabelecimento de Floriano Peixoto no comando do país. Mas, isso desagradava o Partido Federalista (maragatos) de Silveira Martins, um inimigo da centralização política que ocorria no Rio Grande do Sul.

Em 1892, Castilho foi intitulado presidente do estado, o que acendeu a centelha da Revolução Federalista de uma vez. Seiscentos homens foram convocados para a batalha contra os Republicanos. Os combates mais conhecidos foram os de Lagoa Branca e Restinga da Jarraca, dos quais os “maragatos” (federalistas) saíram vitoriosos.

Eles queriam destituir Castilhos e iniciar uma votação por plebiscito, onde a população escolheria o tipo de governo a ser seguido. Esta derrota irritou os “pica-paus” (republicanos) e o marechal Floriano Peixoto recorreu ao exército federal, conhecido na época como tropa legalista. Junto a isso, houve colaboração da polícia estadual contra os “maragatos”.

Devido a esta pressão e aos armamentos utilizados pelas fileiras do governo, os maragatos foram derrotados no embate do riacho Inhanduí. Apesar disso, foram apoiados por tropas gaúchas e derrotaram as tropas legalistas na batalha de Cerro do Ouro, dando continuidade à ataques em outras regiões do estado.

A guerra chegou ao seu auge no momento em que os “maragatos” se aliaram aos rebeldes da Revolta da Armada, que haviam tomado recentemente Desterro (atual Florianópolis).

Após diversas outras batalhas, dominaram o Paraná e Curitiba, mas começaram a ficar desfalcados devido ao grande número de conflitos. Após verificarem os prós e contras de outros ataques, decidem recuar e centram suas forças apenas no território gaúcho. Em 1895, o Presidente recém-eleito, Prudente de Morais, assina um acordo de paz, dando fim aos combates.

O governo concede novamente o poder para Júlio de Castilhos e os “maragatos” são penalizados.

Fontes:

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-federalista/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Federalista
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
SCHMIDT, Mario. Nova História: Crítica. São Paulo: Editora Nova Geração, 1999.

quarta-feira, 7 de março de 2012

WALTER PERACCHI BARCELOS



WALTER PERACCHI BARCELOS - Fase política: Foi chefe da Casa Militar de Cordeiro de Farias. Quando na reserva foi Deputado Estadual pelo Partido Social Democrático, eleito em 1950 e 1954. Em 1958, concorreu ao governo do Rio Grande, pela UDN, sendo derrotado pelo candidato do PTB, Leonel Brizola. Elegeu-se Deputado Federal em 1962. Em 1964, participou das articulações entre militares e os setores conservadores brasileiros que culminaram no golpe de 31 de março. Durante a ditadura militar, foi Ministro do Trabalho e Previdência Social (no governo Castelo Branco) e governador biônico do Rio Grande do Sul.

Nota: matéria divulgada por Jorge Peixoto, via face Grupo Centauro

1º RPMON COMO COMANDO TÁTICO REGIONAL (1961)


02 DE SETEMBRO DE 1961....O DIA QUE O 1º RPMON FOI ABSORVIDO PELA 3ª DI DO EB...E ASSUMIU SEU COMANDO O GENERAL PERY BEVILÁQUA. TRANSFORMANDO O 1º RPMON EM COMANDO TÁTICO REGIONAL. JORGE PEIXOTO, VIA FACE GRUPO CENTAURO.

Bento Mathuzalém de Vasconcelos - Com emoção e saudade, revejo na foto dois meus ex-comandantes, Cel FRANSCISCO MARTINS DE SOUZA, (o primeiro, da dir para esq ) e JOSÉ ANTÔNIO MACHADAO "MACHADINHO" bém ao centro.,Ao seu lado, Iriovaldo Maciel de Vargas, mais tarde Cmt Geral. O primeiro me recebeu como Asp Of, em dezembro de 64 e o segundo o substituiu, em 1966. Minha primeira Unidade: JAMAIS ESQUECEREI.

Luiz Fernando Aita - O da direita parece ser o Francisco Martins de Souza ( chegou a Cel e foi Cmt do Rgt ). Posterirmente, na RR, durante muitos anos foi instrutor de armamento da EsFAS. O que está apoiado na mesa, me parece ser Beijamim D'Avila Prado, muito amigo de Brizola. Comandou outra unidade, me parece que era o BG ( Btl de Guardas ? ). Conheci os dois.

PRIMEIRO GRUPO DE PILOTOS DA BM


EIS AÍ O PRIMEIRO GRUPO DE PILOTOS DA BRIGADA MILITAR. ALÉM DOS DOIS MORANE SAULNIER MS 130, MASSOT COMPROU DA ARGENTINA EM 1923 , DUAS AERONAVES MODELO BREGUET XIV...UM AVIÃO DE COMBATE. MAS A MAJ NAJARA ARGUMENTA QUE O EFETIVO NÃO SERIA DA BM...E NA VERDADE MASSOT SÓ TERIA ADQUIRIDO DOIS MODELOS DESSE, E NÃO DE UMA FOTO ANTERIOR QUE POSTEI...JORGE PEIXOTO, VIA FACE, GRUPO CENTAURO.

COMENTÁRIO DE NAJARA SILVA - Só para esclarecer, o grupo acima nõ pertenceu à BM, mas a um curso de sargento. Em 1923 o Cel Massot adquiriu, da Argentina, somente os dois aviões Breguet XIV - BM 1 e BM 2. Logo após a queda de uma das aeronaves, a qual vitimou Osório de Oliveira Antunes, a outra aeronave baixou e, por falta de recursos, o serviço de aviação da BM foi suspenso, em 1924.

segunda-feira, 5 de março de 2012

METRALHADORA HOTCHKISS


REVOLUÇÃO DE 1923. Estreando no solo gaúcho com a Brigada Militar as metralhadoras Hotchkiss e Colt. Jorge Peixoto, via face Grupo Centauro.



DADOS (http://www.mikrus.com.br)

A Hotchkiss usava a mesma munição do mosquetão Mauser 08. Começou a ser fabricada em 1914 na França e aperfeiçoada em 1922.

FICHA TÉCNICA:

Alcance máximo: 4.300 m
Alcance útil: 2.400 m
Cadência de tiro: 500 tiros p/min
Cadência prática: 250 tiros p/min
Calibre: 7 mm
Capacidade do carregador: 30 cartuchos
Comprimento do cano: 787 mm
Comprimento total: 1,311 m
Funcionamento: automático, com ação dos gases sobre o êmbolo
Peso da metralhadora: 25,60 kg
Peso do reparo: 27,24 kg
Peso total: 52,84 kg
Refrigeração: ar
Velocidade inicial: 709 m/seg



BM EM ITARARÉ-SP (1930)



SOLDADOS BM EM ITARARÉ EM SP...NA PROGRESSÃO DAS FILEIRAS...REVOLUÇÃO DE 1930 - Jorge Peixoto, via face, Grupo Centauro

OS CAUDILHOS


OS CAUDILHOS E DOIS CORONÉIS DA BM - por Jorge Peixoto, via face Grupo Centauro.

ZECA NETTO - Estancieiro e líder militar nas revoluções de 1893, ao lado de Julio de Castilhos, e 1923, ao lado dos maragatos de Assis Brasil e Honório Leme. O Condor dos Tapes falava e escrevia em francês e é considerado um grande especialista na guerra de movimento tão cara aos gaúchos. Redigiu suas memórias, publicadas com revisão e notas de Sergio da Costa Franco.

FLORES DA CUNHA - Advogado, líder militar e parlamentar gaúcho, Governador do Estado e Intendente de Uruguaiana. Biografado por Ivo Caggiani e Lauro Schirmer, participou ativamente da Revolução de 1930 e rompeu com Getúlio Vargas ao não apoiar o Estado Novo. Estancieiro e apaixonado por cavalos, é dele a frase clássica ao ser perguntado por que seu patrimônio diminuíra na maturidade. Atribuiu o fato a “cavalos lerdos e mulheres ligeiras”.

ASSIS BRASIL - Advogado, parlamentar, diplomata e pioneiro na modernização da pecuária gaúcha, Assis Brasil fundou o Partido Republicano Riograndense ao lado do cunhado Julio de Castilhos e rompeu com seu sucessor Borges de Medeiros alguns anos depois. Coube a ele ser o candidato de oposição a Borges em 1922, à frente de uma grande coligação. A fraude eleitoral que deu o quinto mandato a Borges gerou a Revolução de 1923.

HONÓRIO LEME - Homem simples e campeiro, o Leão do Caverá é um dos maiores guerreiros de uma história de muitas guerras. Líder da Brigada Oeste maragata na Revolução de 1923, manteve com Flores da Cunha a disputa mais sangrenta daquele evento que durou 11 meses. Praticamente imbatível, conhecia como ninguém os cerros e campos da fronteira oeste do Rio Grande.

JOÃO FRANCISCO - Figura tão polêmica quanto extraordinária, João Francisco, que inspirou Dyonélio Machado a escrever o clássico O LOUCO DO CATI, foi militar da Guarda Nacional na fronteira bravia de Santana do Livramento, atuou ao lado de Julio de Castilhos na Revolução Federalista de 1893 e participou dos infaustos acontecimentos que culminaram na morte do Almirante Saldanha da Gama. Encarregado de vigiar a fronteira, construiu o quartel do Cati e reinou por anos na região, com fama de sanguinário. Ainda participou de outras patriadas ao viver em São Paulo seus últimos anos.


Comentário de Hildebrando Sanfelice - Muito Boa essa foto, para os interessados no assunto sugiro a leitura do livro "OS SENHORES DA GUERRA" de José Antonio Severo da L&PM que retrata o fim da revolução de 1924 tendo como personagem Dr BOZZANO e que traz , embora romance uma visão detalhada da política da época e o como a BM funcionava nesse ambiente.

MARECHAL HERMES NO 3º BPM (1910)


Visita do Presidente Marechal Hermes da Fonseca ao quartel do 3º BPM, em 1910.

Oficiais BM e do EB, e políticos, no entorno.

CORPOS PROVISÓRIOS


Os Corpos Provisórios foram tropas convocadas durante as revoluções de 1893 e 1923 para apoiar a Brigada Militar.

Os convocados recebiam treinamento e eram comandados pelos oficiais da Brigada Militar.

Agrupavam-se as peonadas da campanha (biotipo da direita) e filhos e netos de italianos ou alemães da serra (biotipo da esquerda).....

Pessoal sem nenhum preparo intelectual...analfabetos...

Nota: divulgado por Jorge Peixoto, via face.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Mas tinham coragem...

SERVIÇO DE AVIAÇÃO


Em 1923 a Brigada Militar instituiu um Serviço de Aviação.

Foram comprados dois aviões Morane Saulnier MS 130, de segunda mão, na Argentina.

O serviço foi extinto 08 meses depois por problemas técnicos , de manutenção....

Anos depois reinstituiu a aviação....que perdurou até o golpe de 1964.

Nota: divulgado por Jorge Peixoto via face.

HOSPITAL DA BRIGADA MILITAR DE PORTO ALEGRE

HBMPA EM 1924....AINDA SEM A AMPLIAÇÃO DE ENFERMARIAS...



HBMPA EM 1927 JÁ COM A AMPLIAÇÃO DE ENFERMARIAS À DIREITA DO PRÉDIO PRINCIPAL..


ANO 1906. Tenente Coronel José Carlos Pinto Junior que era o Comandante Geral da Brigada Militar na época da criação e inauguração da primitiva enfermaria, posteriormente ampliada e que originou o antigo HBMPA.



NOTA: Publicado por Jorge Peixoto via face.

PRIMEIRA DAMA ESCOLTA POR BRIGADIANOS



A primeira dama Avani Cordeiro de Farias (sentada ao centro), esposa do interventor federal Osvaldo Cordeiro de Farias , febiano como meu pai e de suas relações, aparece nesta fotografia em cima de uma carroça da Brigada Militar em uma de suas visitas aos flagelados da grande enchente do Guaiba de 1940.

A sra. Avani coordenou um grupo de senhoras da sociedade local em um plano de tarefas de ajuda aos flagelados.

Em sua volta brigadianos !!!

Nota: Texto e imagem divulgados via face por Jorge Machado.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Atenção para o capacete usado na época: tipo francês.

ESTREBARIA DA BRIGADA MILITAR





NOTA: Imagens divulgadas via face por Jorge Peixoto

ENFERMARIA DA BRIGADA MILITAR

ANO 1906...RECÉM INAUGURADA A PRIMEIRA ENFERMARIA DA BRIGADA MILITAR...EMBRIÃO DO FUTURO HBMPA.



NOTA: Imagem divulgada via face por Jorge Peixoto

MONUMENTO AO CEL APARÍCIO BORGES

Após a Revolução Constitucionalista de 1932, Borges de Medeiros entusiasmado pelo florescimento das Artes Plásticas no RS, determinou instituir o monumento ao Coronel Aparício Borges, projetado por Francis Pelichek (à direita) e elaborado por Vitório Livi (esquerda). Monumento existente na APM,

FOTO NA OFICINA DO ARTISTA


Nota: Divulgada via face por Jorge Peixoto

LINHA DE TIRO DA BM - INAUGURAÇÃO

INAUGURAÇÃO DA LINHA DE TIRO...ANO 1910...NO TERRENO DA ATUAL APM !!



Nota: Imagem divulgada via face por Jorge Peixoto

quinta-feira, 1 de março de 2012

BRIGADIANOS EM MISSÃO DA PAZ DA ONU NO TIMOR LESTE

UNMIT: Dois Oficiais embarcaram hoje para a Missão no Timor Leste - un police, 01/03/2012

O contingente policial brasileiro na Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - irá receber o reforço de dois novos UNPOLs. O Capitão Átila Mezadri Pezzeta, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul - BMRS, e o 1º Tenente Adriano Bezerra, da Polícia Militar do Estado do Ceará - PMCE, embarcaram no aeroporto de Guarulhos às 17:30 hs de hoje com destino a Dili, capital timorense, onde deverão chegar às 14:20 hs (horário local) do próximo sábado.

Serão aproximadamente dois dias de viagem com escalas previstas em Johannesburgo, na África do Sul, e Singapura.

Outros três Oficiais também estão em processo de embarque para a UNMIT, sendo que o Capitão Laudemir da Rosa Gomes - BMRS - está com passagem marcada para o próximo dia 06 de março (terça-feira).

Já os Oficiais da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso - PMMT, Capitão Frederico Correa Lima Lopes e o 1º Tenente Ricardo de Almeida Mendes, ainda aguardam a Travel Authorization.