sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pioneirismo em águas gaúchas


Duas soldados tornaram-se mergulhadoras ao lado de 16 homens - ALINE CUSTÓDIO, ZH de 09/05/2008.

As lágrimas das soldados Cláudia Zasso, 22 anos, e Roseane Militz Carvalho, 26 anos, na manhã de ontem, registraram a emoção de deixar uma marca na história do mergulho do Corpo de Bombeiros do Estado. Elas são as primeiras mulheres a se habilitar para a função.

Após 55 dias de testes e treinos exaustivos ao lado de 16 homens, Roseane e Cláudia receberam os diplomas e comemoraram fazendo apoios, no piso do pátio da Escola de Bombeiros, na Capital. Do grupo inicial de 20 alunos, dois homens desistiram.

- Sonhava em ser mergulhadora desde criança. Lutei muito para chegar até aqui e, por isso, estou tão feliz - comemorou Cláudia.

Até esta formatura, o Estado contava com apenas oito mergulhadores, todos ligados ao Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Porto Alegre. As duas pioneiras no mergulho atuarão em batalhões do Interior que não têm profissionais especializados nessa área.

- A cobrança sobre as duas foi igual à dos homens. E tiveram um elogiável desempenho. Não reclamaram de nada, mesmo escondendo as lágrimas em muitas situações - reconheceu o capitão Adilomar Silva, um dos instrutores do curso.

Entre as dificuldades enfrentadas no treinamento, as soldados elegeram o frio como principal inimigo.

- Chegamos ao nosso limite físico e psicológico várias vezes, mas acho que conseguimos concluir o curso porque nos apoiamos uma na outra - afirmou Roseane.

No batismo no mar, realizado sexta-feira passada em Porto Belo (SC), os alunos enfrentaram ondas de mais de três metros durante a passagem do ciclone extratropical pela região.

- Faríamos tudo novamente. Valeu a pena cada minuto - resumiu a soldado Cláudia.

Quem são elas:


Roseane Militz Carvalho - Natural de São Pedro do Sul, 26 anos, Soldado do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo há um ano e sete meses. Continuará como mergulhadora no mesmo batalhão.

Cláudia Zasso - Natural de Nova Palma, 22 anos, Policial militar há dois anos. Atuava no Batalhão de Operações Especiais, na Capital. Passará a integrar o Corpo de Bombeiros de Santa Maria.